Maconha

Cinco anos após liberação da maconha, Colorado colhe os primeiros impactos da decisão

DENVER — Cinco anos após a legalização da maconha no Colorado, estado americano pioneiro no assunto, os efeitos da cannabis na saúde pública, na política, na cultura rural e no crime são surpreendentes. Desafiando tanto os críticos mais ferrenhos quanto o otimismo extremo da indústria da erva, o Colorado serve de parâmetro para outros governos estaduais que discutem a legalização da planta.

Desde que as vendas recreacionais começaram em 2014, o número de pessoas que visitam pronto-socorros com problemas relacionados à maconha aumentou, e hospitais registraram mais casos de doenças mentais associadas ao consumo da planta. Ao mesmo tempo, entretanto, milhares de pessoas consomem casualmente produtos derivados da maconha comprados em lojas da região sem maiores incidentes.

Algumas famílias, buscando uma fuga para o problema de seus filhos com a droga , fugiram para estados menos permissivos, mas, de modo geral, pesquisas estaduais não mostram um aumento do consumo entre os jovens.

Por mais que o número de pequenos delitos que envolvam maconha tenham diminuído, a divisão racial nas prisões relacionadas às drogas persiste: a população negra do Colorado ainda é detida sob acusações relacionadas à maconha duas vezes mais do que a população branca.

— Você não vê drogados vagando pelas ruas, mas nós não criamos uma utopia — disse Jonathan Singer, um dos dois legisladores estaduais que votou a favor da legalização da compra, do consumo e do plantio da cannabis.

Ethan Pierson, de 18 anos, nasceu no mesmo ano que a primeira lei que legalizava o consumo medicinal da maconha no Colorado foi promulgada. Ele viu o número de lojas que vendem derivados da erva se multiplicar nas ruas comerciais perto de sua escola, no subúrbio de Lakewood.

— Se você mora no Colorado , parece que alguém sempre está fumando do seu lado — disse Pierson, que não utiliza a droga recreacional.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like