Destaque Saúde Mental

Vício em videogames é declarado um distúrbio de saúde mental pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adicionou o vício em videogames na lista de distúrbios de saúde mental. De acordo com a entidade, o comportamento é caracterizado por três fatores: jogar com altíssima frequência, priorizar a atividade a outras essenciais/necessárias e continuar conectado ao jogo independentemente de acontecimentos/consequências negativas.

Agora, em um esforço que inclui a Entertainment Software Association (ESA), várias organizações divulgaram um comunicado afirmando que o “distúrbio dos jogos” precisa de mais evidências antes de ser incluído em tal classificação. De acordo com a instituição, representantes de toda a Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, África do Sul e Brasil solicitaram à OMS uma reavaliação do termo na 11 ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-11).

O indiano Shekhar Saxena, diretor do departamento de saúde mental da OMS, observou que apenas uma pequena minoria de pessoas que jogam videogames desenvolverá problemas de dependência, segundo a agência Reuters. Isso porque simplesmente ficar algumas horas diante videogame não basta para um diagnóstico, mas sim um comportamento obsessivo que dure pelo menos um ano.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.

Leia a matéria na Revista Galileu

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like