O transtorno mental pode estar presente em qualquer fase da vida de uma pessoa. Seus reflexos acontecem no âmbito psicológico e podem ter reflexos físicos dependendo do estágio da doença.
A importância que as discussões sobre esse tema vêm ganhando é positiva para quebrar tabus e preconceitos. Se antigamente pacientes com transtorno mental eram facilmente excluídos do convívio social, hoje eles têm mais chances de serem acolhidos. Além disso, também há mais opções de tratamento disponíveis, A Clínica Quinta do Sol atua no tratamento de dependências químicas, não químicas além de ter um corpo de psicólogos e psiquiatras capazes de diagnosticar e tratar transtornos mentais.
O que é transtorno mental
Um transtorno mental, também chamada de doença mental ou distúrbio psiquiátrico, é um diagnóstico feito por um profissional de saúde mental referente a um padrão comportamental ou mental que pode causar sofrimento ou uma má capacidade de se relacionar com a própria vida.
Existem diversos tipos de transtornos mentais, que são classificados em tipos, e alguns dos mais comuns incluem aqueles relacionados à ansiedade, depressão, alimentação, personalidade ou movimentos. Ainda não há maneira comprovada de prevenir o transtorno mental. Porém, investir no bem-estar individual e das pessoas em volta ajuda a melhorar a qualidade de vida.
Muitas doenças têm sido descritas, com sinais e sintomas que variam amplamente entre distúrbios específicos.
Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5), a lista dos principais inclui:
Lista dos transtornos mentais
- Transtorno de Ansiedade, como síndrome do pânico, ansiedade generalizada, estresse ou fobia;
- Transtorno Bipolar, em que se alterna períodos de depressão e períodos de mania;
- Transtornos Depressivos, em que há vários tipos de depressão;
- Transtorno Obsessivo-compulsivo;
- Transtornos Psicóticos, como esquizofrenia ou transtorno delirante;
- Transtornos Alimentares, como anorexia ou bulimia;
- Transtorno de Estresse pós-traumático;
- Transtornos de Personalidade, como dos tipos paranóide, atissocial, boderline, estriônica ou narcizista, por exemplo;
- Transtornos relacionados ao uso de substâncias, como drogas ilícitas, álcool, medicamentos ou cigarros, por exemplo;
- Transtornos Neurocognitivos, como delirium, Alzheimer ou outras demências;
- Transtorno do Neurodesenvolvimento, como deficiências intelectuais, transtornos da comunicação, autismo, déficit de atenção e hiperatividade ou alterações dos movimentos;
- Transtornos de Somatização, em que o paciente apresenta queixas físicas sem motivo aparente;
- Transtorno Dissociativo, como Transtorno de Despersonalização/Desrealização ou amnésia dissociativa;
- Disforia de Gênero, relacionado ao desenvolvimento sexual;
- Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulsos e da Conduta, como Cleptomania, Piromania ou transtorno explosivo;
- Disfunções Sexuais, como ejaculação precoce ou retardada;
- Transtorno do Sono-vigília, como insônia, hipersonolência ou narcolepsia;
- Transtorno da Eliminação, como incontinência urinária ou fecal;
- Transtornos Parafílicos, relacionados ao desejo sexual;
- Transtornos do movimento relacionado a efeitos de medicamentos.
- Existem ainda diversos outros tipos de transtornos, como os relacionados a problemas sociais, educacionais, profissionais ou econômicos, por exemplo.
Transtorno mental aliado à dependência química
Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de perturbações mentais ou neurológicas, ou de problemas psicossociais, como o uso abusivo de álcool e drogas. A grande maioria sofre silenciosamente com sua doença, e também com a exclusão social que a doença provoca. A exclusão é resultado dos estigmas e preconceitos contra a doença mental. Os estigmas são rótulos negativos usados para identificar pessoas que sofrem de doenças mentais e são barreiras que impedem os indivíduos e suas famílias de buscar ajuda, pelo medo de serem excluídos.
Tratamento do transtorno mental
Hoje em dia, com o progresso da Medicina, especialmente no ramo da, cada vez mais o Transtorno Mental vem se inserindo no contexto dos problemas de Saúde Pública. Agora eles podem ser adequadamente identificados e diagnosticados, e mais importante ainda, já se conta com recursos terapêuticos específicos que possibilitam o tratamento ambulatorial, evitando-se assim as internações desnecessárias.
Sobre a Clínica Quinta do Sol
Localizada em Curitiba, a Clínica Quinta do Sol iniciou suas atividades em 1.984 e é especializada em diferentes dinâmicas para o tratamento da dependência química, personalizando a abordagem de acordo com a necessidade de cada paciente.
A equipe de profissionais é altamente especializada e experiente, composta por Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas Familiares, Médicos Clínicos, Nutricionistas, Enfermeiras e Farmacêutica, além de mais de 20 profissionais na equipe de apoio e assistência ao paciente.
Se você conhece alguém com sintomas de alcoolismo, procure ajuda, entre em contato conosco.
Muito interessante o artigo, coisas assim é que valem a pena
a leitura!