Carnaval é uma festa de excessos e, entre todos os exageros incentivados, o consumo abusivo de álcool parece ser o campeão. O problema é que beber demais traz riscos imediatos à saúde e é difícil estabelecer o que seria uma quantidade segura de consumo da substância.
Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Brasília, o médico psiquiatra Mauri Caldeira Reis explica que um “beber de baixo risco” não ultrapassa três doses de álcool por dia para homens e duas doses para mulheres. “Uma dose equivale a uma lata de cerveja, uma taça de vinho, ou uma dose de destilado”, aponta.
No entanto, mesmo esse limite é questionável, pois gestantes, pessoas não acostumadas com o consumo de bebidas ou que tenham alguma condição de saúde específica podem apresentar problemas mesmo respeitando esse patamar. “Pessoas que não estão habituadas a beber têm menos tolerância aos efeitos do álcool, até aqueles que bebem frequentemente têm um limite: excedê-lo pode levar ao coma e à morte” afirma.