Blog Quinta do Sol

Dependência Química e o Impacto na Saúde Mental

transtorno-mental-dependencia-quimica

O que é Saúde Mental?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lembrou que o conceito de saúde vai além da mera ausência de doenças, uma vez que só é possível ter saúde quando há completo bem-estar físico, mental e social.

Diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos; entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável como a dependência química, violência e violação dos direitos humanos.

Múltiplos fatores sociais, psicológicos e biológicos determinam o nível de saúde mental de uma pessoa. Por exemplo, as pressões socioeconômicas contínuas são reconhecidas como riscos para a saúde mental de indivíduos e comunidades. A evidência mais clara está associada aos indicadores de pobreza, incluindo baixos níveis de escolaridade.

Saúde Mental e a Dependência Química

Se a Saúde Mental é um estado de bem-estar, a dependência química impacta diretamente nesse estado uma vez que retira a maior parte da capacidade do indivíduo de exercer suas atividades de forma plena.

O convívio social é um dos primeiros pilares afetados pois o dependente muda seu estilo de vida para usar drogas afastando-se da família, amigos e ocultando suas atividades da maioria das pessoas.

Outro ponto importante é a saúde física que se deteriora devido às substâncias e a falta delas. Ainda que algumas substâncias demorem para causar efeitos físicos graves, a consequência do uso e o modo de vida, muitas vezes adotado, prejudicam diretamente a saúde, como o fato do dependente abandonar exercícios físicos, se alimentar menos e ficar longos períodos sem dormir.

Contudo, nada mais devastador para a saúde mental é a “montanha-russa” emocional que o dependente químico se insere, sentimentos como ansiedade, agressividade, euforia, depressão, culpa, vergonha tornam-se rotineiros, impedindo o indivíduo de exercer plenamente suas atividades e o convívio social saudável.

Alguns níveis ainda levam o dependente a níveis críticos como a perda de autonomia financeira, violência e prisão.

Saiba mais sobre dependência química. Conheça a Campanha Janeiro Branco.

Sobre a Clínica Quinta do Sol

Localizada em Curitiba, a Clínica Quinta do Sol iniciou suas atividades em 1.984 e é especializada em diferentes dinâmicas para o tratamento da dependência química, personalizando a abordagem de acordo com a necessidade de cada paciente.

A equipe de profissionais é altamente especializada e experiente, composta por Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas Familiares, Médicos Clínicos, Nutricionistas, Enfermeiras e Farmacêutica, além de mais de 20 profissionais na equipe de apoio e assistência ao paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *