Blog Quinta do Sol

Quais os sintomas do Alcoolismo?

Quais os sintomas do alcoolismo

Essa publicação esclarece o público sobre os sintomas do alcoolismo, um problema que atinge muitas famílias brasileiras. Segundo o levantamento do Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) o Brasil possuía em 2010 quase 6 milhões de alcoólatras. Os efeitos causados pela dependência química do álcool são devastadores, tanto para o doente quanto para a família.

Além dos prejuízos na saúde, como doenças hepáticas, perda de memória, depressão, problemas cardíacos, o alcoólatra transforma seu meio social em um verdadeiro caos, alterações emocionais que variam entre a agressividade e vitimismo, a falta de atenção e baixa produtividade no trabalho, a deterioração das relações sociais (brigas constantes, intolerância) deterioram a relação do alcoólatra e sua família.

Esse mal não tem cura, porém, é uma doença que pode ser tratada para que o indivíduo tenha qualidade de vida uma vez que esteja disposto a aceitar o tratamento para o alcoolismo.

Afinal, quais os sintomas do Alcoolismo

Necessidade de beber constantemente

A dependência de álcool geralmente se caracteriza pela necessidade de beber a todo momento, independente do horário, o alcoólatra passa a beber em todas as refeições, pela manhã, antes de entrar no trabalho e ao sair dele.

O organismo torna-se tolerante ao Álcool

O Alcoolista passa a criar resistência aos efeitos do álcool, precisando de quantidades cada vez maiores da substância para sentir os efeitos.

Alterações do humor pela falta do Álcool

O alcoolista demonstra alegria e satisfação quando sob efeito da bebida, por outro lado, a falta dela provoca ansiedade, depressão, irritabilidade e agressividade.

Incapacidade de reduzir o consumo

Eventualmente o alcoólatra arrepende-se de episódios envolvendo a bebida e possui a consciência dos prejuízos causados pelo excesso, porém, não é capaz de reduzir ou controlar o consumo de bebidas

Enfrenta abstinência

Experimenta os sintomas físicos da abstinência: tremores, transpiração excessiva, dificuldade em dormir, ansiedade, sensação de mal-estar nas primeiras horas da manhã.

Diagnóstico preliminar do alcoolismo

Algumas constatações simples sobre o, feitas pela família ou pelo próprio doente poderão indicar os sintomas do alcoolismo, porém, essa prática não exclui a busca de ajuda profissional.

  • Comportamentos como a irritação ao ser criticado pelo consumo excessivo de álcool
  • O hábito de beber em momentos inadequados, como de manhã
  • Sentimento de culpa por beber
  • Necessidade de beber para satisfazer os mais variados momentos, como alegria, frustração, preocupação
  • Sentimento de que deveria reduzir o consumo de bebida
  • Perda de interesse em atividades em que a bebida não está presente

Sobre a Clínica Quinta do Sol

Localizada em Curitiba, a Clínica Quinta do Sol iniciou suas atividades em 1.984 e é especializada em diferentes dinâmicas para o tratamento da dependência química, personalizando a abordagem de acordo com a necessidade de cada paciente.

A equipe de profissionais é altamente especializada e experiente, composta por Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas Familiares, Médico Clínico, Nutricionista, Enfermeiras e Farmacêutica, além de mais de 20 profissionais na equipe de apoio e assistência ao paciente.

Se você conhece alguém com sintomas de alcoolismo, procure ajuda, entre em contato conosco.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *