Blog Quinta do Sol

Tratamento para Parar de Fumar

cigarro2

Como pudemos ver sobre as consequências do tabagismo, o efeito no organismo é devastador. O cigarro provoca dependência física, psicológica e comportamental tornando-se uma droga poderosa que faz parte do dia a dia do fumante.

Há inúmeros tratamentos disponíveis para parar de fumar, porém, cada pessoa deve entender o seu nível de dependência antes de tentar, há casos em que o dependente consegue se livrar sozinho, sem ajuda de medicamentos, e outras pessoas tem dificuldade sem a ajuda de tratamento.

Se você é fumante, tentou parar de fumar e não conseguiu, e possível que o sentimento de frustração o tenha consumido, mas calma, entenda que você está diante de um vício desafiador e não desanime, você irá vencer o cigarro.

É muito comum o fumante achar que a fórmula caseira do amigo ou familiar que largou o vício funcionará consigo, mas cada fumante tem seu nível de dependência e o tratamento deve ser direcionado para cada caso.

Não conseguir parar de fumar sozinho não é motivo de vergonha ou frustração, é apenas um indicador de que você precisará de ajuda para conseguir.

Tratamentos disponíveis para parar de fumar

Reposição de Nicotina

Quando um indivíduo decide parar de fumar, ele pode, além de ter determinação, recorrer a alguns tratamentos. O mais conhecido deles é a reposição de nicotina por meio de chicletes, pastilhas ou adesivos. Nesse método o organismo recebe doses que suprem a dependência física, ou seja, o corpo é “alimentado” por nicotina de outra maneira.

Porém, como já falamos, a dependência do cigarro vai além do fator químico, de nada adianta suprir o organismo se o hábito e o comportamento prevalece.

Medicamentos

São dois remédios os mais usados no combate ao tabaco. O primeiro deles é a Bupropiona. Fabricado incialmente para tratar quadros de depressão, percebeu-se que resultado influiu também na diminuição da vontade de fumar. Atualmente é receitado nos tratamentos para parar de fumar.

O outro remédio para combater o tabagismo é a Vareniclina, criado especialmente para esta causa e que age no sistema nervoso central diminuindo as crises de abstinência.

Tratamentos não medicamentosos para parar de fumar

Além dos remédios, outros métodos podem ajudar no combate ao tabagismo. Tratamento com psicólogo, psiquiatra e terapia em grupo podem apresentar resultados.

Independente do tratamento, o primeiro passo é entender o nível de dependência do seu vício e querer parar de fumar. Lembre-se que não importa o quanto tempo você fuma, o dia de parar é hoje.

Sobre a Clínica Quinta do Sol

Localizada em Curitiba, a Clínica Quinta do Sol iniciou suas atividades em 1.984 e é especializada em diferentes dinâmicas para o tratamento da dependência química, personalizando a abordagem de acordo com a necessidade de cada paciente.

A equipe de profissionais é altamente especializada e experiente, composta por Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas Familiares, Médicos Clínicos, Nutricionistas, Enfermeiras e Farmacêutica, além de mais de 20 profissionais na equipe de apoio e assistência ao paciente.

Se você conhece alguém com sintomas de alcoolismo, procure ajuda, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *