Blog Quinta do Sol

Câncer de próstata e a depressão

transtorno-mental-homens

O Câncer de Próstata é uma experiência com impacto emocional profundo, podendo levar o homem à depressão e crises de ansiedade, além disso, a dor e as queixas somáticas afetam a qualidade de vida do paciente que se vê atormentado por questões que envolvem a sexualidade, masculinidade e identidade de gênero.

Para muitos homens, o diagnóstico do Câncer de Próstata obrigam o toque retal e à biópsia que provocam constrangimento, dor e violação dos tabus sexuais. A incontinência urinária e a impotência resultante do tratamento em muitos casos transcende as dimensões emocionais preservadas em outras doenças.

Não se sabe a causa do CP. Aparentemente, origina-se de células que se reproduzem desordenadamente após sofrerem lesões em seus cromossomas. Especula-se que a perda desses genes por mutação ou por lesão cromossômica possibilita as células defeituosas a se multiplicarem descontroladamente.

O impacto psicológico do Câncer de Próstata

Toda doença que traz em si uma ameaça de morte produz um estresse profundo que requer um ajustamento psicológico. Este processo já começa no simples exame de rastreamento, produzindo ansiedade e expectativa, especialmente quando há sintomas urinários, e se agrava quando o PSA se mostra elevado e o procedimento de biópsia é considerado.

Uma consulta ao psiquiatra está indicada nos quadros graves de depressão, especialmente se ideação suicida está presente.  A taxa de suicídio, que já é alta em indivíduos com mais de 70 anos, aumenta ainda mais se está presente um câncer.

O tratamento psiquiátrico não envolverá apenas antidepressivos e psicoterapia, mas também estimulantes, analgésicos potentes e estimulantes do apetite, que comprovadamente beneficiam tais pacientes. Grupos de ajuda e a consciência da família sobre o problema são determinantes para passar por esse período difícil do paciente.

 Sobre a Clínica Quinta do Sol

Localizada em Curitiba, a Clínica Quinta do Sol iniciou suas atividades em 1.984 e é especializada em diferentes dinâmicas para o tratamento da dependência química, além de ter profissionais especializados na saúde psicológica personalizando a abordagem de acordo com a necessidade de cada paciente.

A equipe de profissionais é altamente especializada e experiente, composta por Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas Familiares, Médicos Clínicos, Nutricionistas, Enfermeiras e Farmacêutica, além de mais de 20 profissionais na equipe de apoio e assistência ao paciente.

Se você conhece alguém com sintomas de alcoolismo, procure ajuda, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *