Blog Quinta do Sol

O consumo de drogas e os transtornos mentais

transtorno-mental-drogas

Como já falamos na matéria sobre o que é transtorno mental, esse mal trata-se de padrões comportamentais ou mentais que causam sofrimento ou uma má capacidade de se relacionar com a própria vida.

Os sintomas principais destacados são irritação, ansiedade, dificuldade de concentração, problemas em conciliar o sono, preocupação excessiva, sobretudo com a saúde, obsessões e compulsões, humor depressivo e fobia.

A relação entre o número de casos de transtorno mental e o número de habitantes vinculados à dependência química é comum, principalmente entre indivíduos que abusam de álcool e outras drogas. Um transtorno devido ao uso de substâncias pode vir a se desenvolver independentemente de uma droga ser ou não permitida por lei, ser socialmente aceitável ou ser aceita para uso médico (com ou sem receita).

A relação entre transtorno mental e dependência química

Para explicar essa relação precisamos entender o principal efeito dessas substâncias no organismo. De maneira geral, podemos dizer que as substâncias químicas ativam diretamente o sistema de recompensa do cérebro e causam sensações de prazer.

Essa ativação pode ser tão forte que as pessoas sentem um desejo intenso pela substância negligenciando atividades normais para adquirir e usar a droga. Com isso, o indivíduo passa a entender que a única forma de obter prazer ou alegria é por esse caminho.

Nesse cenário a pessoa passa a ignorar outras atividades para o consumo, essa relação com as drogas tende a mudar completamente a maneira de ver a vida, lidar com os problemas e o convívio social. Porém, esse impacto gera conflitos externos e internos, levando o indivíduo a ter transtornos mentais.

A depressão, compulsão, ansiedade, transtornos alimentares são apenas alguns exemplos de consequências diretas relacionadas ao uso de substâncias químicas. Com o aumento das frustrações, aliadas aos iminentes problemas de relacionamento causados pela dependência, a pessoa entra em um ciclo vicioso, entendendo a droga como “aliado” no combate às frustrações.

Podemos perceber que a dependência química e transtornos mentais se retroalimentam, em um espiral que pode trazer consequências trágicas.

Temos algumas matérias sobre como identificar um alcoólatra ou sobre o descontrole emocional e comportamento manipulador que podem ser indícios de dependência química.

Os transtornos mentais são causados apenas pela dependência química?

Não, apesar de haver uma ligação forte, há outras questões que geram transtornos, como estresse pós-traumático, disfunções sexuais, problemas sociais, educacionais, profissionais ou econômicos, por exemplo.

Sobre a Clínica Quinta do Sol

Localizada em Curitiba, a Clínica Quinta do Sol iniciou suas atividades em 1.984 e é especializada em diferentes dinâmicas para o tratamento da dependência química, personalizando a abordagem de acordo com a necessidade de cada paciente.

A equipe de profissionais é altamente especializada e experiente, composta por Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas Familiares, Médicos Clínicos, Nutricionistas, Enfermeiras e Farmacêutica, além de mais de 20 profissionais na equipe de apoio e assistência ao paciente.

Se você conhece alguém com sintomas de alcoolismo, procure ajuda, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *