Blog Quinta do Sol

Quais os tratamentos para o Alcoolismo?

Tratamento de alcoolismo

Uma das etapas mais importantes do tratamento do alcoolismo é o reconhecimento do problema e o desejo de mudança, para isso, a família é fundamental no apoio ao doente. Buscar ajuda especializada é fundamental para a correta avaliação e direcionamento do tratamento mais adequado.

Devemos esclarecer que não há um tratamento ideal para o alcoolismo, cada paciente deve ter seu caso analisado individualmente a partir do diagnóstico que é feito por meio de entrevista (anamnese) com o alcoolista e sua família. Exames de laboratório poderão ajudar a identificar o grau de lesão de alguns órgãos devido ao uso excessivo e continuado de bebida alcoólica.

Entender o grau de dependência e o ponto de desenvolvimento da doença é determinante para escolher o melhor tipo de tratamento. Na maioria das vezes o próprio doente não tem ideia do nível de envolvimento com o álcool e para isso a entrevista com a família é importante.

O tratamento do alcoolismo envolve a desintoxicação do organismo por meio de medicamentos, além de ajudar no controle do desejo de beber e nos sintomas de abstinência. O aconselhamento individual ou em grupo também é eficiente uma vez que esclarece e conscientiza o alcoólatra sobre sua real condição.

O internamento em uma clínica costuma ser regra na fase inicial do processo, principalmente para a desintoxicação e demais atividades, além de que o fato de estar em um ambiente preparado com profissionais especializados reforça o marco importante que é a decisão de buscar auxílio profissional.

O tratamento do alcoolismo busca permitir ao paciente lidar e elaborar de uma forma diferente as experiências que vive, ter uma melhor relação consigo mesmo e com sua vida.

Sobre a Clínica Quinta do Sol

Localizada em Curitiba, a Clínica Quinta do Sol iniciou suas atividades em 1.984 e é especializada em diferentes dinâmicas para o tratamento do alcoolismo e demais dependências químicas, personalizando a abordagem de acordo com a necessidade de cada paciente.

A equipe de profissionais é altamente especializada e experiente, composta por Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas Familiares, Médico Clínico, Nutricionista, Enfermeiras e Farmacêutica, além de mais de 20 profissionais na equipe de apoio e assistência ao paciente.

Se você conhece alguém com sintomas de alcoolismo, procure ajuda, entre em contato conosco.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *